O empresário tem modernizado o setor de geração de energia, ao desenvolver formas mais práticas e democráticas para a distribuição de energias sustentáveis.
Segundo o empresário brasileiro Erasmo Carlos Battistella, a maioria dos biocombustíveis permite uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa.
Devido ao aumento significativo dos preços do petróleo e às crescentes preocupações com um abastecimento energético estável e seguro e amigo do ambiente, a promoção da utilização de biocombustíveis nos transportes deve ser uma prioridade. Os biocombustíveis são atualmente a única maneira de reduzir significativamente a dependência do petróleo no setor de transporte.
Os biocombustíveis produzidos a partir de produtos agrícolas são considerados biocombustíveis de primeira geração. O bioetanol é produzido por tecnologias de fermentação a partir de diversas matérias-primas agrícolas, como grãos, milho, beterraba sacarina e cana-de-açúcar. Os ésteres metílicos de ácidos graxos são produzidos principalmente a partir de óleo de colza e de soja.
O bioetanol é produzido por processos biotecnológicos, fermentação alcoólica a partir de açúcares simples. As matérias-primas mais comuns para a produção são beterraba sacarina, cana-de-açúcar, batata, cereais, leguminosas, milho e similares. As desvantagens dos biocombustíveis de 1ª geração são que a cultura visada ocupa terras agrícolas, que são um recurso limitado. Eles competem assim com a produção de alimentos e rações.
Os biocombustíveis de segunda geração são produzidos a partir de biomassa lignocelulósica usando tecnologias modernas. As fontes lignocelulósicas incluem madeira, folhas, cascas, palha e similares, de modo que não competem com a produção de alimentos. No entanto, espera-se que os biocombustíveis de 2ª geração sejam comercializados e capazes de influenciar o setor de transportes em alguns anos ou décadas. O biocombustível provém de material vegetal que não tem uso alternativo como alimento (ao contrário dos biocombustíveis de primeira geração, que têm uso alternativo como alimento).