Colocar o logotipo da empresa no canto superior esquerdo da página talvez seja o modelo de design mais comum em todos os momentos. Numerosos estudos provam: falantes nativos nos quais é habitual ler da esquerda para a direita, olhe primeiro para o lado esquerdo da página e a primeira coisa que chama sua atenção é o seu logotipo. (Em geral, esses usuários geralmente olham para o lado esquerdo da página na maioria das vezes).
Os logotipos do lado esquerdo são convenientes para os usuários; no entanto, como esse design é muito popular, muitos são tentados a mudar esse padrão para atrair atenção e estimular a economia.
Quebrar a tradição geralmente aceita pode parecer uma solução fácil para quem deseja criar um design original e, assim, “se destacar da multidão” dos concorrentes.
A localização importa? Obviamente, é perfeitamente aceitável abandonar a localização padrão do logotipo e, como resultado, criar um site muito bom. Se você mostrar aos usuários a imagem apresentada acima, eles poderão descobrir qual hotel em questão.
Muitas vezes, você pode encontrar exemplos semelhantes quando um web designer decide que a adesão aos conceitos básicos do design tradicional é menos importante do que criar uma experiência de marca única e usa uma estrutura de página incomum para isso.
A localização incomum do logotipo pode adicionar “exclusividade” à marca? Existem resultados tangíveis do arranjo não convencional do logotipo, além de menor memorização? Isso afeta a percepção da sua marca como mais original ou elegante aos olhos dos usuários?
Design visual para promoção eficaz da marca – A promoção da marca e o design visual implicam uma interação complexa das percepções e expectativas dos usuários. Detalhes aparentemente sem importância podem causar um efeito indesejável. No processo de elaboração do referido estudo, observou-se que textos de difícil leitura e mal apresentados foram mais lembrados pelos usuários, independentemente de sua localização na página.
Não existe uma fórmula única para descobrir como deve ser o seu site. Definitivamente, não se deve escolher caminhos fáceis, por exemplo, para ignorar os padrões tradicionais de web design, na tentativa de parecer “especial”. Sim, as pessoas são atraídas pela novidade, mas também tendem a fazer as coisas habituais. Ao violar os padrões comportamentais, você corre o risco de perder a atenção do seu público.