ONU divulga homenagem aos profissionais de saúde no Dia Mundial da Saúde

Seguindo uma mensagem especial lançada em vídeo no Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, António Guterres, atual secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), lembrou que essa data é marcada de forma especial em 2020. “Este é um ano muito difícil para a população mundial e para os 28 milhões de enfermeiros ao redor do mundo. Hoje, trago uma mensagem para todos os profissionais de saúde, enfermeiras(os), técnicos, parteiras(os) farmacêuticos, paramédicos, médicos, profissionais de limpeza, motoristas, administradores e outros que estão trabalhando dia e noite para manter todas as outras pessoas bem”.

“Devemos ser mais gratos do que nunca a todos esses profissionais, pois eles trabalham sem parar e colocam em risco sua segurança para combater a pandemia de coronavírus”, reforça Guterres. As notícias sobre a homenagem aos profissionais da saúde foram divulgadas pela ONU no dia 7 de abril deste ano.

Guterres lembrou que 2020 foi considerado o “ano internacional das(os) profissionais em enfermagem especialista em obstetrícia. Nós devemos ser muito gratos às enfermeiras(os) e parteiras(os) que estão lá por nós, sempre de prontidão, não importa qual seja a crise”.

O secretário-geral lembrou que “enfermeiras(os) são as responsáveis por tarefas de grandes responsabilidades na área da saúde, estando na linha de frente no atendimento à população, fazendo parte diretamente do levantamento de dados e estatísticas, trabalhando por longas horas – na grande maioria das vezes, correndo riscos de infecções e lesões, além de ariscarem a saúde mental neste compromisso. São esses profissionais que estão presentes em nossas vidas desde o dia do nascimento até os momentos finais”.

A mensagem do secretário encerrou com os seguintes dizeres: “Enfermeiras(os) e parteiras(os) de todas as partes do mundo: muito obrigado por trabalharem em prol do seu próximo. Em dias traumáticos como os que estamos vivendo, estendo minha gratidão a todos os profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares, faxineiros, motoristas de ambulância, radiologistas, farmacêuticos, e todos que trabalham direta ou indiretamente no setor. Saiba que sem vocês, nada seria possível, pois são vocês que fazem a diferença em todos os lugares”.