Transitando entre segmentos: a premiação que trouxe José Auriemo Neto como um dos destaques da moda de 2018

Membro de um grupo empresarial que abrange serviços voltados aos ramos imobiliário, hoteleiro, gastronômico e de shopping centers, o empresário ganhou ainda mais notoriedade em 2018 por conta do trabalho envolvendo a moda.

A corporação JHSF Participações, cuja fundação ocorreu ainda na década de 1970, desde o início de 2003 conta com uma ação mais incisiva de José Auriemo Neto. Com o passar das décadas, o empreendedor atuou no sentido de diversificar o leque de ramos para os quais a organização foi se expandindo. Em um dos lançamentos da empresa, tão logo havia iniciado a sua gestão, o setor de moda passou a ter espaço dentro da realidade de trabalho do conglomerado.

No segmento em questão, embora bastante diferente do ramo em que estava acostumado a atuar, ou seja o imobiliário, uma premiação marcou a presença de José Auriemo Neto como administrador de empresas. Na lista intitulada de BoF 500, que se refere à expressão inglesa “Business of Fashion” (Negócios de Moda), figurou o nome do empreendedor como um dos maiores destaques do mercado da moda em 2018.

O que se destaca na premiação é o fato desta possuir uma abrangência global, ou seja, José Auriemo Neto e outras 500 personalidades dessa área em todo o mundo foram mencionados na publicação. A divulgação de quem foi considerado influente para a indústria da moda ocorre desde 2013, no que tange ao BoF 500. O empreendedor, por sua vez, foi citado como destaque em cinco vezes seguidas.

O período referente ao ano analisado para a edição de 2018 do prêmio, contudo, foi um dos que mais despertaram interesse dos representantes do segmento. Somente em relação às personalidades que passaram a figurar na lista, assim como José Auriemo Neto, sabe-se que estas totalizaram 96 pessoas. Assim sendo, membros de 63 nações integraram a publicação a partir do ano em questão. Em 2017, por exemplo, o segmento da moda conseguiu movimentar mais de US$ 2 trilhões e serviu de base para a edição do ano seguinte.

A premiação da BoF 500 possui um formato de realização que implica na entrega de prêmios para os expoentes de cada área existente na moda. Em outras palavras, há um detalhamento do perfil de cada participante, o que se torna ainda mais explícito quando da efetivação da publicação. Além das minuciosas observações dos editores da revista em relação às personalidades que atuam no meio, é importante ressaltar que a indicação por parte de quem já recebeu o prêmio é uma das maneiras de seleção para edições futuras.

As pesquisas de campo também são um modo utilizado de se eleger quem comporá a lista de cada ano, segundo a organização do evento. No ano de 2018, somente em se tratando dos premiados brasileiros, é conhecido que estes compuseram um grupo de 8 personalidades da moda. Em 2017, no entanto, a presença de membros do Brasil foi marcada pela participação de 9 representantes do meio.

Os perfis mais buscados pelos curadores da premiação foram aqueles que de alguma maneira demonstraram anseio por mudanças. É importante salientar que estas não se referiam apenas ao que ocorria no circuito fashion, mas também aos padrões que começaram a ser quebrados no ano em questão. Dessa forma, os participantes possuíam características como sustentabilidade na realização de seus trabalhos na moda e aprimoramento de negócios nessa área.

Segundo o que foi revelado pela própria cúpula administrativa do evento, os Estados Unidos foram o país com mais membros premiados, totalizando 129 nomes. Logo em segunda posição desponta o Reino Unido, seguido da França, Itália, e China. A participação de José Auriemo Neto, segundo informações contidas na publicação, se deve principalmente por conta do empresário ter trazido grifes de alta-costura para o Brasil, integrando o país à vertente de luxo da moda.