Além de pedido público de desculpas, a Empiricus apresentou uma grande evolução em seu departamento de compliance para evitar que episódios semelhantes se repitam.
Possivelmente você se deparou com o anúncio da Empiricus em que Bettina Rudolph diz ter ganho mais de um milhão de reais a partir de um investimento inicial de mil reais. Para isso foram necessários três anos e apenas os conselhos estratégicos da empresa.
O vídeo chamou a atenção de milhares de pessoas, mas também das entidades reguladoras. O Procon multou a empresa, o Conar pediu a retirada do vídeo do ar e a CVM (Comissão de Valores mobiliários) determinou uma série de regras para a propaganda envolvendo os players de análise financeira.
Seis meses depois a marca lança outra campanha, mas para corrigir o erro em um pedido público de desculpas da copywriter. No novo infomercial ela explica que o primeiro anúncio passou o recado distorcido ou mensagem equivocada que sua evolução patrimonial ocorreu de forma fácil e rápida. Era para ter ficado claro, mesmo na versão curta do comercial que foram feitos novos aportes ao longo do período.
Bettina pede uma segunda chance para mostrar quem realmente é e explica que não receberam nada com a exposição daquele vídeo, por se tratar da divulgação de um vídeo gratuito para novos investidores. Ela também levanta a questão do que poderia ter ocorrido se o espectador, tivesse naquele momento, clicado em “Saiba Mais”.
Evolução do Compliance
Mais importante do que o pedido de desculpas foi a postura da Empiricus. Primeiro, ela buscou fortalecer seu time com profissionais ainda mais técnicos, reforçou a rigidez de seus processos internos e comunicações externas e deu passos largos para o desenvolvimento de um compliance forte. Esse departamento assegura que a empresa opere de acordo com a legislação vigente.
A companhia também demonstrou um forte alinhamento com as reguladoras. A principal delas a CVM, com quem teve rusgas em outras situações. De acordo com a marca, a entidade não tinha poder de fiscalização sobre seus processos, uma vez que atua como um veículo de comunicação e não uma casa de análises financeiras
Como parte das exigências da CVM a Empiricus criou mensagens de alertas em seus relatórios, agora, as peças publicitárias e relatórios da marca vêm com avisos sobre seus riscos, e que ganhos passados não refletem lucro no futuro.
Com essas ações, a organização se torna uma referência para o mercado editorial de finanças do país. Para se ter uma ideia, muitas das entidades que atuam nesse setor sequer dão importância para o departamento de compliance, o que pode ser um risco para seus clientes.
A Empiricus, hoje, é um dos principais nomes do mercado. Ao longo de seus dez anos de história, conquistou mais de 360 mil assinantes de seus relatórios, produzidos por cerca de 300 profissionais. Sua sede fica no endereço mais valorizado da Av. Faria Lima, berço financeiro de São Paulo.